Valdete Cantu no Google+

sábado, 8 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA DAS CANTIGAS DE RODA


AS CANTIGAS DE RODA, TAMBÉM CHAMADAS DE CIRANDAS PELO COSTUME DE SEREM ENTOADAS EM BRINCADEIRAS INFANTIS FORMADAS EM CÍRCULO, FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO E SÃO FREQUENTEMENTE EXECUTADAS EM ESCOLAS, PARQUES E OUTROS ESPAÇOS.
ELAS SÃO CONHECIDAS POR SEREM MÚSICAS EXTREMAMENTE SIMPLES DE SEREM EXECUTADAS E COREOGRAFADAS, COM RIMAS QUE FACILITAM A MEMORIZAÇÃO E COMPREENSÃO. DE CUNHO POPULAR, AS CANTIGAS FORAM CRIADAS E TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, UTILIZADAS PARA REPRESENTAR ALGUMA BRINCADEIRA, OU SIMPLESMENTE PARA SEREM CANTADAS COMO UMA MANEIRA DIVERSÃO.
GERALMENTE, AS CANTIGAS DE RODA SÃO CRIADAS POR ANÔNIMOS E FREQUENTEMENTE MODIFICADAS E ADAPTADAS À NOVAS MÚSICAS E MELODIAS.
POR SEREM ADAPTAÇÕES DE CANÇÕES EXISTENTES EM UMA CERTA ÉPOCA, PORTANDO DE AUTORIA INDEFINIDA, AS CANTIGAS DE RODA SÃO DE DOMÍNIO PÚBLICO, OU SEJA, PERTENCEM ÀS TRADIÇÕES DE UM POVO. AS LETRAS SÃO BASEADAS EM PEÇAS FOLCLÓRICAS E MERGULHADAS NA TEMÁTICA INFANTIL, TORNANDO-SE ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O ENRIQUECIMENTO CULTURAL.

http://cantigas-de-roda.info/

Nenhum comentário:

Postar um comentário